Beneficios do Peixe

Conhecer os Açores significa também saborear o que de melhor existe no mar açoriano – o verdadeiro ex libris das espécies que nele habitam.

À semelhança do que acontece em Portugal Continental, a Região Autónoma dos Açores é das regiões com maior consumo de peixe, especialmente de atum patudo, goraz, peixão, cavaco, alfonsim, boca negra e cherne.

Para além de ser um alimento de fácil digestão, o peixe apresenta um importante papel na melhoria da memória e concentração, ajudando também na prevenção de doenças cardiovasculares.

São extremamente ricos em minerais (cálcio, ferro, flúor, fósforo, iodo) e vitaminas (vitamina D). Tal como a carne, não possui hidratos de carbono, tendo a vantagem de ter menos e melhor gordura (isto é, insaturada) e de fornecer ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo.

É utilizado nas mais diversas formas (fresco, congelado, seco e em conserva) tornando-se num dos alimentos mais importante na gastronomia açoriana.

Incluir o peixe açoriano na sua dieta alimentar contribuirá para uma alimentação mais equilibrada, fundamental para o seu bem-estar e a sua saúde. Seja criativo, e inclua o peixe do Mar dos Açores na sua alimentação, porque a verdade é que comer peixe assim – com caraterísticas tão genuínas e capturados através de métodos tão tradicionais quanto sustentáveis – nunca soube tão bem.

Dicas

 

Siga as nossas sugestões de como consumir o nosso peixe de forma mais saudável.

Como manter o peixe fresco

O peixe tem sempre mais sabor logo após ser pescado. No entanto, existe uma série de truques que ajudam a manter o peixe bem refrigerado, de forma a conservar todas as suas propriedades e nutrientes. É importante saber que o peixe pode ser mantido no frigorífico – de preferência na zona mais fria – no máximo por dois dias.

 

Como descongelar o peixe

O descongelamento adequado do peixe ajuda a manter a carne mais saborosa e com a textura apropriada. O método mais simples é deixá-lo no frigorífico, fora da zona de congelados, na noite anterior ao preparo. Caso precise de cozinhá-lo na hora, pode descongelá-lo num recipiente com água fria.

Como comprar peixe descongelado

O peixe congelado deve ser sempre comprado em embalagens seladas, sem qualquer tipo de fissuras. Tenha atenção às embalagens que contenham cristais de gelo no seu interior. Para além de significar que o peixe esteve armazenado durante muito tempo, pode também não estar bom para o consumo.

Erro comum ao descongelar peixe

Não descongele o peixe em água quente. Para além de descongelar a carne de forma desproporcional e rapidamente demais, transforma o seu sabor e textura e ainda torna as partes externas do peixe mais suscetíveis a contaminações por diversas bactérias.

Cozinhar peixe a vapor

É cada vez mais importante optar por uma alimentação saudável. Cozinhar a vapor faz parte das técnicas mais saudáveis e simples utilizadas na gastronomia, tornando a carne mais macia e saborosa.